Edital / Bolsão 2011

        O Santa Mônica Centro Educacional torna público o presente edital contendo normas e procedimentos relativos ao Concurso de Bolsas de Estudo para o 6º ano do Ensino Fundamental, para a 1ª série do Ensino Médio e para a 3ª série / Pré-Vestibular.

 Art.1º.    O concurso será público, aberto à participação de qualquer candidato que se enquadre em alguma das faixas etárias  e de nivelamento do concurso: candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental,  a  1ª série do Ensino Médio e a 3ª série / Pré-Vestibular para o ano letivo  de 2011.

Art. 2º.    As bolsas de estudos e os respectivos percentuais conquistados serão válidos para todo o segmento ao qual o candidato se classifica, no turno da tarde, somente na unidade escolar escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

 Art. 3º.   Este edital será fixado nas secretarias das unidades do Santa Mônica Centro Educacional, disponibilizado na internet no portal www.santamonicace.com.br/bolsao, entregue aos candidatos junto com o cartão de confirmação de inscrição e o anexo 1 com os conteúdos da prova.

 Art. 4º.   Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar 1 foto  3x 4  e cópia xerox do documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade emitida por órgão público).  Nesse ato o candidato receberá o seu cartão de confirmação de inscrição com local, dia e horário de sua prova, além do folheto explicativo com o conteúdo programático das provas, regulamento, normas e procedimentos.

 Art. 5º.   As inscrições serão realizadas no período de 16 de agosto a  16 de setembro de 2010 no horário de 8h às 17 h, nas secretarias das Unidades do Santa Mônica Centro Educacional  nos bairros de Barra da Tijuca, Bento Ribeiro, Campo Grande, Cascadura, Jacarepaguá (Freguesia), Ilha do Governador (Jardim Guanabara), Madureira, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e no município de Maricá.

Art. 6º.    Não haverá taxa de inscrição, porém no ato da confirmação da inscrição, o candidato deverá contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha de mesa, fubá, farinha de trigo, leite em pó). Os alimentos recebidos serão doados às comunidades carentes do Rio de Janeiro.

 Art. 7º.   Serão oferecidas, neste concurso, 2011 bolsas de estudos para as unidades  escolares do Santa Mônica Centro Educacional.

 Art. 8º.   Serão distribuídas bolsas de 100%, 50%, e 30% obedecendo-se à classificação final e de acordo com o número de vagas disponibilizadas na unidade escolar escolhida pelo candidato.

Art. 9º.    A bolsa conquistada em 2011 será renovada anualmente para o segmento do candidato, desde que o aluno mantenha a média geral mínima de  80.

Art. 10º.  Caso o aluno não mantenha a média, a bolsa de estudos será cancelada para o ano seguinte, não havendo forma de retomá-la.

Art. 11º.  Os candidatos que conquistarem bolsas de 100% ficarão isentos de qualquer pagamento referente à mensalidade escolar, porém o responsável pelo aluno deverá preencher o formulário de concessão de bolsa de estudos na unidade escolar em que prestou o concurso, conforme preceitua o Decreto nº. 7237 de 20/07/2010.

Art. 12º.  O desconto de 30% conquistado no concurso de bolsas somente será aplicado a partir da segunda parcela da anuidade do plano A, no ato da matrícula pelo responsável do dependente/ candidato no concurso.

Art. 13º.  As bolsas de estudos são pessoais e intransferíveis de pessoa ou unidade, sob qualquer hipótese ou alegação. A matrícula só será efetivada para aquela unidade escolhida pelo candidato aprovado no ato da inscrição através de ficha apropriada.

Art. 14º.  Os percentuais de bolsa não se aplicam a atividades extraclasse, uniformes ou material escolar.

Art. 15º.  Se ficar comprovado, no ato da matrícula, que o candidato contemplado com a bolsa não possui as condições declaradas no ato da inscrição, estabelecidas por este regulamento, perderá o direito à bolsa de estudos, sem qualquer possibilidade de transferência da mesma para os anos seguintes.

 Art. 16º. Será motivo de imediata suspensão da bolsa de estudos:

 Art. 17º. As provas acontecerão no dia  25 de setembro de 2010, na unidade escolar escolhida pelo candidato,  conforme as informações (sala e horário) no cartão de confirmação da inscrição.

Art. 18º.  As provas do concurso constarão de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha distribuídas pelas áreas do conhecimento, com cinco (5) alternativas, sendo só uma válida.

Art. 19º. Os candidatos responderão a questões da área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, de Matemática, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Art. 20º.  O resultado do concurso (listagem dos contemplados com bolsas) será divulgado e disponibilizado na internet (www.santamonicace.com.br/bolsao) no dia 13 de outubro de 2010, e fixado  nas secretarias das Unidades do Santa Mônica Centro Educacional.

Art. 21º.  Não haverá revisão de notas ou divulgação das notas obtidas. Somente serão divulgadas as listagens com o respectivo percentual de bolsa de estudos conquistado.

Art. 22º. As matrículas serão realizadas no período de 25 de outubro a 10 de dezembro de 2010, Plano A na unidade escolar escolhida pelo candidato, no horário de 8:00 às 18:00.

Art. 23º.  Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no período estabelecido, perderão o direito à bolsa de estudos conquistada no atual concurso.

Art. 24º.  No ato da inscrição e, por este regulamento, fica estabelecido aos participantes candidatos a bolsas de estudos e seus respectivos responsáveis legais, que o concurso terá caráter meramente cultural, não havendo, portanto, possibilidade de medidas judiciais ou extrajudiciais sobre seu resultado.

Art. 25º.  Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção do SMCE.